AS CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS: UM ESTUDO SOBRE SOCIEDADE, FESTAS E ESPAÇO URBANO (1940-1988)
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v6i1.10572Résumé
As cavalhadas de Pirenópolis, um ritual equestre que atualmente ocorre todos os anos por ocasião dos festejos do Divino Espírito Santo, têm uma história que se relaciona diretamente com as diversas transformações urbanas ocorridas na cidade a partir dos anos 40 do século XX. Todo o processo, marcado por conflitos sociais em torno da delimitação de espaços físicos e políticos, imprimiu nela características que a transformaram em uma das principais manifestações culturais do local.
Palavras-chaves: Cavalhadas; Pirenópolis; Igreja; espaço urbano; turismo e patrimônio.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.