Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha enviado previamente a otra revista (o se ha proporcionado una explicación en Comentarios al / a la editor/a).
  • El fichero enviado está en formato Microsoft Word, RTF, o WordPerfect.
  • Se han añadido direcciones web para las referencias donde ha sido posible.
  • El texto está digitado en Word for Windows 6.0 o 7.0 o compatible, tipo Calibri 12, espacio entre líneas de 1,5, espaciado entre párrafos de 0,6 (posterior), sangría de primera línea de 1,25; citas en bloque sangradas 4 cm a la izquierda, tipo Calibri 11, espacio sencillo, sin espacios entre párrafos, y una línea antes y después de la cita. Entre 15 a 20 páginas A4 con márgenes superior e izquierda de 3 cm, y inferior y derecha de 2 cm; las referencias utilizan cursivas para los énfasis; se usa cursiva en lugar de subrayado (excepto en direcciones URL); con figuras y tablas insertadas en el texto, y no al final.
  • El texto cumple con los requisitos bibliográficos y de estilo indicados en las Normas para autoras/es, que se pueden encontrar en Acerca de la revista.
  • Si esta enviando a una sección de la revista que se revisa por pares, tiene que asegurase que las instrucciones en Asegurando de una revisión a ciegas) han sido seguidas.

Directrices para autores/as

História Revista recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo. É necesário que o autor visite o site http://www.revistas.ufg.br/index.php/historia e se cadastre no sistema antes da submissão de contribuições; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

A História Revista não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista.

Só serão aceitos artigos que seguirem as normas de publicação.

Textos podem ser redigidos em português, francês, inglês ou espanhol. 

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

- Recomendação dos pareceristas;

- Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

- Aprovação da Comissão Editorial

 

Importante:
A História Revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.

O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à História Revista.

 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

1. Quanto aos autores e sua titulação

História Revista publica artigos de autores com titulação mínima de Doutor. 

Não deve ser colocado, em hipótese alguma, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e demais referências. Para essas informações há um campo próprio na plataforma digital da revista.

 

2. Quanto aos manuscritos

Devem ser originais e inéditos e podem ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês. A partir do modelo de documento disponível para download e descrito abaixo.

Devem ser digitados em editor de texto “word 97-2003”, com corpo de texto utilizando fonte Calibri 12, espaço entrelinhas de 1,5 cm, espaçamento entre parágrafos de 6 pt. depois, recuo na primeira linha de 1,25 cm.

Citações longas (com mais de 3 linhas) devem empregar fonte Calibri 11, espaçamento entrelinhas simples, sem espaços entre parágrafos, uma linha simples antes e após à citação.

Devem ter de 15 a 20 páginas, incluindo as Referências. As conferências e as entrevistas devem ter até 15 páginas e as resenhas de publicações recentes (até dois anos para publicações nacionais e até três anos para publicações internacionais) podem ter, no máximo, 8 páginas. Resenhas de livros não têm títulos, apenas a referência bibliográfica completa.

Título deve empregar fonte calibri 14, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos em 6 pt. posterior (depois).

Subtítulos devem empregar fonte calibri em itálico, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 12 pt. antes e 6 pt. depois.

Os títulos de quadros, tabelas e figuras devem ser repetidos quando ocupam mais de uma página conforme as normas da ABNT.

Devem constar de título em português e em inglês, respectivamente. Na sequência, deve conter o resumo e palavras-chave em português, com no máximo 12 linhas e 3 palavras-chaves. Por fim, o abstract deve seguir o mesmo padrão descrito para o resumo.

Os artigos em inglês deverão apresentar título, resumo e palavras-chave em português.

Nas citações textuais, solicita-se utilizar a norma ABNT/NBR-10520/2023 (atualizada). A entrada de autores nas referências deverá ser idêntica da citação no texto. O sobrenome do autor deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação da literatura utilizada, como no exemplo: Bernardo (1991).

Caso o nome do autor e o ano estejam entre parênteses, deverão estar separados por vírgula, somente com a primeira letra do nome maiúscula, como no exemplo: (Bernardo, 1991).

Utilizar somente notas de rodapé, de caráter explicativo, numeradas automaticamente.

As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética ao final do trabalho, conforme as normas da ABNT/NBR-6023:2018 (atualizada).

Exemplos:

Livros: BERNARDO, João. Economia dos Conflitos Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

Artigos em periódicos: GUARINELLO, Norberto Luiz. História Científica, História Contemporânea e História Cotidiana. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, p. 13-38, 2004.

Os quadros, as tabelas e as figuras deverão ser numerados em algarismos arábicos (com suas respectivas legendas), de preferência incluídos no texto.

Os textos encaminhados serão apreciados por dois pareceristas, sendo um deles membro do Conselho Consultivo e/ou pareceristas ad hoc, indicados pelo Conselho Editorial.

Os autores terão um prazo de 15 dias corridos para efetuarem as correções/alterações solicitadas pelos pareceristas. Caso o prazo não seja cumprido, a submissão será rejeitada e irá para arquivamento. 

A Comissão Editorial não aceitará textos fora das normas estabelecidas acima, reservando-se a decisão final quanto à publicação dos mesmos. Os artigos publicados e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os editores não se responsabilizam pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores.

Os autores cedem os direitos autorais à História Revista.

Declaración de privacidad

Los nombres y direcciones de correo-e introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines declarados por esta revista y no estarán disponibles para ningún otro propósito u otra persona.