ACIDADE DE 0IAP0QUE E AS RELAÇÕES TRANSNACIONAIS NA FRONTEIRA AMAPÁ - GUIANA FRANCESA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v10i2.9167Resumen
O presente artigo desenvolve uma etnografia sobre a fronteira Amapá-Guiana Francesa, focalizando particularmente o processo de migração e constituição de relações sociais na cidade do Oiapoque. O trabalho mostra que, além de se tornar referência para brasileiros em busca de oportunidades, Oiapoque tem sido importante no processo de relações internacionais na fronteira, acionado principalmente pela presença de turistas franceses, nas transações comerciais entre guianenses e brasileiros, e pelas ações de cooperação entre os governos do Brasil e da França.
Palavras-chave: Fronteira, migração, intercâmbio, relações internacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.