A ATENÇÃO AO CORPO NA OBRA DE LEANDRO DE SEVILHA DEDICADA À FLORENTINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v11i1.9139Resumen
O corpo foi objeto de atenção para muitos dos eclesiásticos que escreveram ao longo da Idade Média. A relação estabelecida entre este e a alma promoveu reflexões acerca da busca de uma conduta considerada adequada aos cristãos. O referido comportamento compreendia a observação de um conjunto significativo de preceitos, entre os quais foram destacados aspectos referentes aos prazeres e à necessidade de seu controle. Do tratamento conferido ao corpo dependia, segundo aqueles estudiosos, a purificação da alma e sua conseqüente salvação. Nosso objetivo, neste texto, é o de tecer considerações sobre tal temática na obra escrita por Leandro, bispo de Sevilha, para a irmã Florentina, na segunda metade do século VI.
PALAVRAS-CHAVE: Leandro de Sevilha, corpo, normalização.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.