Carnaval suburbano belenense:

lazer e tensões sociais nas margens do rio Guamá em meados do século passado

Autores/as

Palabras clave:

1. Belém do Pará; 2. Carnaval; 3. Subúrbio.

Resumen

Este artigo trata das festas de carnaval, em bairros localizados na margem do rio Guamá (Guamá, Condor e Jurunas), noticiadas nas páginas de jornais (A Província do Pará, Jornal do Dia e O Liberal) que circulavam na capital paraense, em meados do século passado. Nessas paragens, foi identificada uma dinâmica urbana em que se sobressaiam as experiências lúdicas e sociais, marcadas por uma forte vigilância policial e que, por meio de denúncias ou representações negativas acerca daquelas localidades, se faziam constantes, inibindo e vigiando a vivência desses sujeitos. As múltiplas formas de viver naquelas áreas, bem como percebê-las, expressadas por meios das relações que cotidianamente eram estabelecidas e muitas vezes aproximavam ou distanciavam os que ali transitavam, permitiram visualizá-las enquanto parte fundante de uma cultura festiva belenense, cultura essa que, ao longo daquele tempo, era de interesse não apenas dos moradores do subúrbio, mas também de pessoas que se identificavam com ele.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elielton Benedito Castro Gomes, Universiade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em História pela Universidade Federal do Pará. Professor de História do Ensino Fundamental e Médio no Colégio Dom Mário. Desenvolve pesquisa no campo da Cultura de Massa e Cultura Popular na Amazônia.

Citas

COSTA, Antonio Maurício Dias da. Festa e espaço urbano: meios de sonorização e bailes dançantes na Belém dos anos 1950. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 32, nº 63. 2012.

DIAS JUNIOR, José do Espírito Santo. Entre Cabarés e Gafieiras: um estudo das representações boemias em Belém (1950-1980). 1ª ed.. Ananindeua, PA: Cabana, 2021.

FARIAS, Bernardo. O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: reflexões sobre as conexões Amazônia-Caribe. Revista Brasileira do Caribe. Vol. 11, nº 22, Jan./Jun., 2011.

FREHSE, Fraya. O Tempo das Ruas na São Paulo de Fins do Império. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

GIACOMINI, Sonia Maria. A ALMA DA FESTA: família, etnicidade e projetos num clube social da Zona Norte do Rio de Janeiro – o Renascença Clube. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2006.

LARÊDO, Salomão. Palácio dos Bares. Salomão Larêdo Editora, Belém, 2003.

OLIVEIRA, Alfredo. Carnaval Paraense. Belém: Secult, 2006.

PENTEADO, Antônio Rocha. Belém – Estudo de Geografia Urbana. Belém: Universidade Federal do Pará. Vol. II, 1968.

Publicado

2024-10-15

Cómo citar

BENEDITO CASTRO GOMES, E. Carnaval suburbano belenense:: lazer e tensões sociais nas margens do rio Guamá em meados do século passado. História Revista, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 251–271, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/78848. Acesso em: 16 oct. 2024.