BRASIL E ESTADOS UNIDOS NAS PERCEPÇÕES DE OLIVEIRA LIMA E SALVADOR DE MENDONÇA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v13i2.6615Resumen
O artigo trata das percepções de Oliveira Lima e Salvador de Mendonça sobre a inserção do Brasil na América. Lima e Mendonça foram diplomatas e intelectuais que discutiram idéias ressurgidas no Brasil a partir da década de 1870, as quais se mostravam contrárias à prática do trabalho servil e simpáticas à causa republicana. Idéias que também eram comuns a outros intelectuais latinoamericanos porque tinham por “pano de fundo” reflexões acerca da doutrina Monroe e do Corolário Roosevelt. Estudamos essas idéias através de artigos jornalísticos e de obras completas dos autores, observando os discursos correntes nas décadas pesquisadas. Os discursos foram analisados a partir do conceito de geração, de Karl Mannheim, para quem as gerações são agrupamentos humanos que vislumbram a realidade de forma muito comum, pois se desenvolveram em um mesmo processo histórico e social.
PALAVRAS-CHAVE: doutrina Monroe, Oliveira Lima, Salvador de Mendonça.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.