(Re)pensando a construção da nação portuguesa no Medievo
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66036Resumen
Na discussão sobre os elementos de unidade portugueses devemos destacar as relações existentes entre Estado, nação e identidade enfatizando a ideia de nação como um fenômeno de longa duração, a fim de trazer à tona a importância da Idade Média na constituição da identidade nacional portuguesa. Nessa perspectiva iremos analisar a importância dos mitos de origem para consolidar sentimentos de pertença e coesão do povo lusitano em torno de um agente de poder que se mostrava capaz de garantir a manutenção do bem comum e a justiça equitativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.