Edward Said e os paralelos entre a ocupação da Palestina e o apartheid na África do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.65462Resumen
Analisa-se aqui as comparações recorrentes em Edward Said entre a ocupação israelense e o apartheid sul-africano. Buscamos identificar os elementos elencados pelo intelectual para fundamentar esses paralelos, bem como averiguar como essa analogia foi sendo feita ao longo de sua produção. Houve uma mudança de ênfase, ou mesmo de perspectiva? Quais as características de fundo? Para isso recorremos a uma leitura seriada e abrangente das obras saidianas, incluindo seus principais livros, mas também artigos midiáticos e entrevistas. O colonialismo é a principal chave teórica utilizada por Said e pensar esses paralelos nos obriga a revisar sua obra como um todo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.