Edward Said e os paralelos entre a ocupação da Palestina e o apartheid na África do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.65462

Resumen

Analisa-se aqui as comparações recorrentes em Edward Said entre a ocupação israelense e o apartheid sul-africano. Buscamos identificar os elementos elencados pelo intelectual para fundamentar esses paralelos, bem como averiguar como essa analogia foi sendo feita ao longo de sua produção. Houve uma mudança de ênfase, ou mesmo de perspectiva? Quais as características de fundo?  Para isso recorremos a uma leitura seriada e abrangente das obras saidianas, incluindo seus principais livros, mas também artigos midiáticos e entrevistas. O colonialismo é a principal chave teórica utilizada por Said e pensar esses paralelos nos obriga a revisar sua obra como um todo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabio Bacila Sahd, Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, fabiobacila@hotmail.com

Doutor pelo programa interdisciplinar "Humanidades, direitos e outras legitimidades", da Universidade de São Paulo (USP). Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mais especificamente no curso de Pós-graduação em História Contemporânea e Relações Internacionais.

Publicado

2020-12-28

Cómo citar

SAHD, F. B. Edward Said e os paralelos entre a ocupação da Palestina e o apartheid na África do Sul. História Revista, Goiânia, v. 25, n. 3, p. 89–110, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i3.65462. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/65462. Acesso em: 16 ago. 2024.