Abd al Rahman III

a implantação do califado e a construção de Medinat-al-Zahra como centro de poder em al Andalus

Autores/as

  • Adailson José Rui Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i1.63334

Resumen

No presente artigo, tendo como fontes obras escritas, entre outros autores, por Ibn Hayan, séc. XI, e estudos recentes que tratam da história de al-Andalus, apresentamos o processo que culminou com a auto proclamação em 929 de Abd al Rahman III como  califa. A partir desse ato, Córdoba passava a ser a sede do califado Omeya, dando continuidade a sua função de sede do poder iniciada no século VIII, com a implantação do emirado. Porém, a nova situação atribuída a ela em breve seria alterada, pois, uma cidade palatina foi construída – Medinat al Zahra - para ser a moradia do califa e abrigar o aparato governamental nomeado e conduzido por ele, reduzindo as intervenções e influências existentes em Córdoba.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adailson José Rui, Universidade Federal de Alfenas

possui graduação em história pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) , mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) . Atualmente é Professor Adjunto de História Medieval da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Antiga e Medieval. Atuando principalmente nos seguintes temas: Reconquista; História Medieval, São Tiago; Espanha; Alfonso X, o Sábio.

Publicado

2020-09-17

Cómo citar

RUI, A. J. Abd al Rahman III: a implantação do califado e a construção de Medinat-al-Zahra como centro de poder em al Andalus. História Revista, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 54–72, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i1.63334. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/63334. Acesso em: 17 jul. 2024.