A noção de “empresariado” segundo o ponto de vista dos “clássicos” norte-americanos e os estudos pioneiros no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v26i1.57336Resumen
O objetivo do artigo é promover uma aproximação adequada ao exame dos processos de produção e reprodução do capital nas condições do desenvolvimento histórico brasileiro recente, tomando como referência a personificação do capital na pessoa do empresário. Ao lado de uma discussão a respeito dos mecanismos implicados nos processos de acumulação de capital, dedicamos especial atenção à decifração deste personagem, mediante idéias desenvolvidas por autores clássicos e pioneiros. Sem perder de vista a referência de certos paradigmas teórico-metodológicos buscou-se apreender modelos e categorias mais diretamente relacionados com a função dinâmica das unidades de produção sob a ótica de seu vínculo com o empresário.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.