RELAÇÕES POLÍTICAS E RE-SIGNIFICAÇÕES DE UMA DEVOÇÃO POPULAR: LADÁRIOS GOIANOS EM TRILHAS PIRENOPOLINAS

Autores/as

  • Carlos Eduardo Maia Professor do IESA, da Universidade Federal de Goiás.
  • Tereza Caroline Lôbo Mestre em Geografia pelo IESA/UFG.
  • João Guilherme Curado Mestre em Geografia pelo IESA/UPG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v13i1.5417

Resumen

Nas modernas sociedades ibero-americanas as procissões, organizadas com a finalidade catequética pelos missionários nos primeiros tempos da colonização, são re-significadas, já que nelas subsiste um complexo sistema de representações envolvendo grupos sociais que dialogam e embatem-se antes, durante e depois da caminhada. Notam-se, paralelamente, nesses préstitos, práticas devocionais tradutoras de uma religiosidade híbrida, na qual se promove um comércio simbólico favorecedor de múltiplas intervenções e interações espaciais e ritualísticas. A cada nova procissão volta-se à origem do homem e de um povo. Assim, compreender o mosaico de relações interpessoais e de grupos diversos, tradições seculares, religiosidade e símbolos presentes no cenário das procissões permite-nos interpretar a identidade cultural brasileira, em geral, a goiana, em particular, e a pirenopolina, de modo específico.

 

PALAVRAS-CHAVE: Festa popular, procissão, identidade, Pirenópolis, catolicismo popular.

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Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Maia, Professor do IESA, da Universidade Federal de Goiás.

 

Tereza Caroline Lôbo, Mestre em Geografia pelo IESA/UFG.

João Guilherme Curado, Mestre em Geografia pelo IESA/UPG.

 

Publicado

2009-01-16

Cómo citar

MAIA, C. E.; LÔBO, T. C.; CURADO, J. G. RELAÇÕES POLÍTICAS E RE-SIGNIFICAÇÕES DE UMA DEVOÇÃO POPULAR: LADÁRIOS GOIANOS EM TRILHAS PIRENOPOLINAS. História Revista, Goiânia, v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/hr.v13i1.5417. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/5417. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos