O conceito de Reforma Protestante na historiografia

Autores/as

  • João Oliveira Ramos Neto Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v24i1.52235

Resumen

Este artigo é parte do resultado da nossa pesquisa de doutorado, especificamente a introdução, quando trabalhamos sobre o conceito de Reforma Protestante, bem como a pertinência e atualidade de sua pesquisa, envolvendo um debate com documentos e historiografia. Discutimos conceitos como reforma, protestantismo, cisma, luteranos, calvinistas, contrarreforma e reformados. Há, introdutoriamente, uma discussão sobre os anabatistas e os anglicanos. Apresentamos também algumas problematizações sobre os agentes e suas ações, bem como a história do conceito e sua recepção no Brasil. Concluímos questionando se a Reforma Protestante consiste em uma continuidade ou uma ruptura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Oliveira Ramos Neto, Instituto Federal Goiano

Graduado em História pela UFG, mestre em História Comparada pela UFRJ, doutor em História pela UFG. Atualmente é professor efetivo de Histórai do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano, campus Urutaí, e realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Publicado

2019-07-22

Cómo citar

RAMOS NETO, J. O. O conceito de Reforma Protestante na historiografia. História Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, 2019. DOI: 10.5216/hr.v24i1.52235. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/52235. Acesso em: 19 jul. 2024.