Radicalizar o "Cine Imperfecto" cubano - Sara Gómez

Autores/as

  • Ana Maria Veiga Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v23i1.51912

Resumen

Discute-se neste texto a inserção de Sara Gómez nos chamados Novos Cinemas Latino-Americanos, mais especificamente no “Cinema Imperfeito” cubano, organicamente ligado à Revolução de 1959 e afinado com os ideais socialistas, que aparecem em temáticas políticas e também nas escolhas estéticas dos diretores. Negra e mulher, Sara logo se revelou uma grande cineasta, trabalhando essas questões no longa-metragem De cierta manera, de 1974. Mesmo sem se autodeclarar feminista, o filme em questão assinala o colapso de valores tradicionais, como a assimetria de gênero e a submissão das mulheres na sociedade cubana. A Revolução traria a igualdade em todos os setores, incluindo uma sonhada equidade de gênero. Sua obra foi e tem sido apropriada por pesquisadoras feministas por ter se tornado um marco latino-americano durante uma década tocada e estremecida pela efervescência do movimento feminista e pela entrada visível das mulheres no campo do cinema. São essas relações que se busca analisar neste artigo.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Veiga, Universidade Federal da Paraíba

Professora de História da Universidade Federal da Paraíba, com pesquisa nas áreas de cinema e imagem, teoria, gênero e interseccionalidades e de estudos pós/decoloniais.

Publicado

2018-12-02

Cómo citar

VEIGA, A. M. Radicalizar o "Cine Imperfecto" cubano - Sara Gómez. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 28–48, 2018. DOI: 10.5216/hr.v23i1.51912. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/51912. Acesso em: 30 jun. 2024.