Os meios ambientes da História Ambiental brasileira: pela abertura da caixa-preta
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v22i2.47142Palabras clave:
História Ambienta, Caixa-preta, BrasilResumen
Este artigo tem como proposta analisar o conceito de meio ambiente utilizado pela historiografia ambiental brasileira. A discussão é feita sobre as várias modalidades que o meio ambiente adquire frente a três matrizes teóricas que guiam os estudos históricos no Brasil: ecológica, socioambiental e geográfica. A metodologia está assentada no instrumental Latouriano, utilizado pela História das Ciências, referente às caixas-pretas conceituais. A perspectiva do artigo está em auxiliar no debate sobre a polissemia do meio ambiente, seus vários usos e contribuir para uma melhor conformação entre objetos, teorias e métodos de trabalho no campo de pesquisa da história ambiental brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.