A semana da tuberculose de 1937 em Curitiba: educação para combater a enfermidade na terra dos “bons ares”
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v20i3.35787Palabras clave:
educação para a saúde, tuberculose, discurso médico-científicoResumen
O artigo analisa como se deu a educação para combate da tuberculose na cidade de Curitiba (Paraná) durante a Semana da Tuberculose, realizada em novembro de 1937. O evento organizado por autoridades médico-governamentais mobilizou vários médicos, sendo realizadas palestras, distribuição de folheto educativo e utilização de jornais e da rádio local como difusores de informações. A Revista Médica do Paraná transcreveu algumas das palestras e publicou informações sobre o evento. Não havendo ainda medicamentos específicos para tratamento e cura da tuberculose, as recomendações baseavam-se na importância da higiene (individual e do ambiente), de uma alimentação adequada e uma vida “sem excessos” como formas de prevenção da doença. O tratamento dos tuberculosos apregoado pelos médicos se sustentava quase que exclusivamente no regime higiênico-dietético e no isolamento, visto como imprescindível para evitar novos contágios e para aumentar as possibilidades de cura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.