1804 – A População de Goiás na Transição da Mineração para a Pecuária
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v21i1.33600Palabras clave:
Goiás, população e sociedade.Resumen
O presente ensaio pretende fazer uma análise do perfil da população de Goiás em princípios do século XIX, período que pode ser caracterizado como de transição da mineração para a pecuária. A o objetivo é traçar aspectos do perfil demográfico a partir dos dados do levantamento estatístico publicado em 1804, pelo então capitão Geral da Capitania de Goiás Francisco de Assis Mascarenhas e da obra Memória sobre o descobrimento, população e cousas mais notáveis da Capitania de Goyaz do Cônego Luis Antônio da Silva e Souza. A partir das informações descritas por Silva e Souza, sobre as principais características dos julgados então existentes em Goiás, os dados foram analisados a partir da atividade econômica dominante a partir das seguintes atividades: mineradora, agropastoril e mineradora/agropastoril. A análise comprovou além de aspectos peculiares da distribuição da população de cada região revelam, também, aspectos que caracterizam uma sociedade em transição mineração para a pecuária.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.