Santidade, militarização e institucionalização textual de São Jorge nos territórios da Coroa de Aragão

Autores/as

  • Luciano J. Vianna Doutor em História Medieval pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v20i1.32431

Palabras clave:

São Jorge, Literatura, Coroa de Aragão, Medievo

Resumen

Nossa intenção neste artigo é recuperar a presença de São Jorge na Coroa de Aragão, principalmente nos relatos literários em que o mesmo foi representado durante o medievo. Para isso, abordamos as perspectivas da memória cultural destacadas por Jan Assmann. Inicialmente contextualizamos brevemente a história do personagem, destacando os principais momentos em que foi representado e quais autores fizeram referência à sua existência, apresentando as realizações dos condes-reis da Coroa de Aragão e principalmente o longo processo em que este personagem foi acrescentado à memória coletiva deste território. Também apresentamos a oposição existente entre Santiago Matamoros e São Jorge, que serviu para consolidar a presença deste nas terras da coroa aragonesa. Por fim, analisamos sua institucionalização textual produzida nos territórios da Coroa de Aragão e os principais temas aos quais fora associado. Com isso, pretendemos esboçar a presença do santo nos âmbitos culturais da religiosidade, da guerra e como parte da história institucional da Coroa de Aragão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano J. Vianna, Doutor em História Medieval pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Doutor em História Medieval pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado

2015-10-24

Cómo citar

VIANNA, L. J. Santidade, militarização e institucionalização textual de São Jorge nos territórios da Coroa de Aragão. História Revista, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 142–157, 2015. DOI: 10.5216/hr.v20i1.32431. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/32431. Acesso em: 24 nov. 2024.