Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter)identidades - doi: 10.5216/hr.v17i1.21683

Autores/as

  • Isabel Barca

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21683

Palabras clave:

Educação Histórica, Pensamento Histórico dos Alunos, Consciência histórica.

Resumen

A Educação Histórica pressupõe uma aposta na inter-relação da teoria e práticas de Ensino de História, situando-se a investigação na sua interface: por um lado, alimenta-se dos princípios da aprendizagem situada, do saber histórico e sua epistemologia (conceitos substantivos e de segunda ordem), dos procedimentos metodológicos da pesquisa social; por outro lado, à luz desses fundamentos teóricos em simbiose, explora concepções e práticas dos agentes educativos, sobretudo dos alunos, colocando estes perante tarefas desafiantes. Os resultados dos estudos – alguns em interação com professores que iniciam um perfil de investigador social – têm fornecido pistas frutuosas para o desenvolvimento do pensamento histórico.

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Publicado

2012-12-18

Cómo citar

BARCA, I. Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter)identidades - doi: 10.5216/hr.v17i1.21683. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/hr.v17i1.21683. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/21683. Acesso em: 18 sep. 2024.

Número

Sección

Dossier