AMÉRICA: HISTORIOGRAFIA E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v2i1.17479Resumen
Este artigo apresenta uma rápida visão dos caminhos da historiografia americana aos caminhos do ensino da História da América no Brasil, salientando três aspectos: a) as imagens fundadoras da América, transparentes nas obras que constituem a historiografia americana; b) as imagens que o Brasil construiu sobre a América Latina e sobre si mesmo; c) o peso dessas imagens influenciando nos espaços dedicados aos estudos de América.
Palavras-chave: Pampa; Sertão; Território; Nação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.