AMÉRICA: HISTORIOGRAFIA E ENSINO

Autores/as

  • Ledonias Franco Garcia Professora aposentada de História da América do Departamento de História da Universidade Federal de Goiás, Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v2i1.17479

Resumen

Este artigo apresenta uma rápida visão dos caminhos da historiografia americana aos caminhos do ensino da História da América no Brasil, salientando três aspectos: a) as imagens fundadoras da América, transparentes nas obras que constituem a historiografia americana; b) as imagens que o Brasil construiu sobre a América Latina e sobre si mesmo; c) o peso dessas imagens influenciando nos espaços dedicados aos estudos de América.

 

Palavras-chave: Pampa; Sertão; Território; Nação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-03-12

Cómo citar

GARCIA, L. F. AMÉRICA: HISTORIOGRAFIA E ENSINO. História Revista, Goiânia, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/hr.v2i1.17479. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/17479. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier