1961: O Assalto do Santa Maria e o Desmoronar do Regime Salazarista em Portugal - doi: 10.5216/hr.v16i1.14704
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v16i1.14704Palabras clave:
Oposição, Salazar, Memória, Relações Brasil-Portugal.Resumen
Em Janeiro de 1961, um episódio marca a história da oposição ao salazarismo em Portugal: o sequestro do paquete Santa Maria, uma embarcação de luxo e um dos orgulhos do regime de Salazar. A bibliogra/a em torno do episódio do Santa Maria alcança um número razoável de títulos, quer em português, quer em espanhol, galego ou catalão. No entanto, a grande maioria é composta por relatos de participantes. O nosso objectivo é a análise dos relatos existentes, trazendo um novo ângulo de interpretação para o facto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.