Letramento e Mediações Culturais em “Pueblos” Indígenas do Centro-Sul do México no Século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v15i1.10821Palabras clave:
México, século XIX, indígenas, letras, educaçãoResumen
O artigo busca lançar luz sobre usos das letras herdados e mobilizadospelos pueblos indígenas do centro-sul do México do período pós-independência.
Desde a época colonial, a escrita constituía um instrumento importante para que
as comunidades indígenas acionassem os tribunais vice-reinais em defesa de terras
e direitos. A elaboração das petições jurídicas apoiava-se no trabalho de mediadores
letrados, que transcreviam depoimentos orais. Com a independência da Nova
Espanha, em 1821, essa tradição se manteve, mas ajustada às estruturas jurídicas
do Estado em formação. Ao mesmo tempo, ao longo do século XIX, os pueblos
continuaram a lutar pela presença de um professor de primeiras letras capaz de
alfabetizar e ensinar o espanhol às novas gerações.
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