CIDADANIA E POLÍTICA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v10i2.9169Abstract
A cidadania não pode manter-se à margem dos direitos, pois a demo¬cracia se fundamenta na defesa deles. Os direitos, tanto os humanos quanto os dos indígenas, os de gênero, os culturais, os individuais e coletivos devem gerar responsabilidades e solidariedades. Cabe ressaltar que a cidadania e os direitos constituem um processo dinâmico, envolvendo trocas e reconstruções. Diante disso, devemos aprender a mostrar respeito à igualdade e à diversidade. Essa é, sem dúvida, uma proposta de sociedade alternativa que pretende assegurar a democracia plena no plano político para, depois, estendê-la para os planos econômicos, sociais, culturais e ambientais. A democracia social significa a possibilidade de as grandes opções socioeconômicas serem discutidas e decididas pelos cidadãos e não por um grupo poderoso que se baseia nas leis implacáveis de mercado.
Palavras-chave: Cidadania, direitos sociais, democracia, políticas sociais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.