“LA EXPERIÊNCIA DE NUESTROS TEMPOS QUE ES MADRE DE TODAS LAS COSAS”
AMERICA, GEOGRAPHY AND THE CHALLENGES OF EARLY MODERN CARTOGRAPHY
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v23i3.55488Abstract
O ambiente cultural do início do período moderno foi marcado por uma gradual, porém drástica, mudança nas concepções de mundo clássica e medieval. Com os conflitos gerados pelo encontro entre o conhecimento tradicional medieval, a redescoberta de obras gregas de geografia e a contínua experiência de navegação dos séculos XV e XVI, os estudiosos europeus se viram obrigados a conciliar teorias antigas, dogmas religiosos e dados empíricos que na maioria das vezes eram dissonantes. O intuito desse artigo é analisar esse quadro, a partir de uma bibliografia que discute a formação dos campos da geografia, cosmografia e cartografia ao mesmo tempo em que o continente americano, até então desconhecido, se descortinava perante os olhos dos navegadores europeus. Na primeira parte, a discussão gira em torno dos modos pelos quais se compreendia o universo naquele momento e o estado das disciplinas que pretendiam dar conta do mundo habitado – o orbis terrarum ou oikoumene. Na segunda parte, pretendo discutir o problema, prática e teoricamente complexo, de como se mapear regiões poucos conhecidas no período
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.