Tropeiros e colonos e a construção da estrada de Blumenau a curitibanos
dois mundos e um caminho
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v23i3.51198Abstract
Este artigo tem por objetivo estudar a construção da Estrada de Blumenau a Curitibanos durante o último quartel do século XIX e início do século XX. O texto focaliza nos aspectos econômicos (fluxo mercantil), demográficos (expansão da colonização) e políticos (relação entre a Colônia e o Estado). A construção dessa estrada tinha por objetivo integrar o Vale do Itajaí, região de colonização europeia e da pequena produção mercantil, ao planalto serrano, região de grandes fazendas e tropeirismo. O texto está dividido em cinco tópicos: 1) a introdução, que destaca a construção de estradas e a definição do território catarinense; 2) a expansão da colonização e a necessidade de abrir caminhos e estradas para fixar os colonos; 3) a aproximação das duas regiões por meio do fluxo mercantil; 4) as obras de manutenção da estrada após a conclusão parcial em 1877; 5) a conclusão das obras e a ampliação dos investimentos no período republicano. Por fim, o texto também traz breves considerações finais.
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