“Cincoenta milhões de almas, todas pedindo a salvação, a agua da vida”
William B. Bagby e o discurso de convencimento das lideranças batistas para a expansão missionária em direção ao Brasil Central na reunião da Convenção Batista Brasileira em 1926.
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v24i3.46496Abstract
O objetivo deste artigo é analisar o discurso proferido pelo missionário batista norte-americano William B. Bagby, que objetivava convencer as lideranças batistas sobre a proposta de expansão missionária da denominação para o Brasil Central. Para a análise do objeto proposto foram usadas concepções da análise do discurso francesa, bem como as análises dos projetos expansionistas cristãos ao redor do mundo. A pesquisa realizada para a construção do presente texto se deu em arquivos e bibliotecas norte-americanas e brasileiras, durante a realização do doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Nesse processo, as documentações e bibliografias encontradas apontaram para uma intenção da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira em expandir suas fronteiras de evangelização para o interior do país. Nesse sentido, acredita-se que o presente texto contribuirá com as análises sobre as propostas de expansões missionárias cristãs na primeira metade do século XX, sobretudo em se tratando dos debates permeados na linha da História Cultural das Religiões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.