Comuna de Paris, Interpretações e Perspectiva de Classe - doi: 10.5216/hr.v16i2.18146
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v16i2.18146Abstract
O presente artigo analisa algumas das interpretações da Comuna de Paris, que expressam diferentes perspectivas de classe, focalizando a perspectiva burocrática. Após uma discussão teórica introdutória sobre perspectiva de classe na abordagem materialista histórica, apresenta, brevemente a perspectiva burguesa e a proletária da Comuna de Paris e, posteriormente, a perspectiva burocrática, extraída da obra de Lênin. A conclusão geral é que as interpretações são perpassadas por perspectivas de classe e por isso não são neutras e o caso de Lênin é exemplar, pois tanto sua interpretação da Comuna quanto do texto de Marx é burocrática e por isso deforma a ambos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.