Marx e a Comuna de Paris - doi: 10.5216/hr.v16i2.18145
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v16i2.18145Abstract
Desde 1871 o debate sobre a Comuna de Paris envolveu não apenas historiadores e cientistas sociais, mas militantes e lideranças políticas das mais variadas posições. Para os marxistas a Comuna de Paris é considerada um marco histórico na luta anticapitalista; identificada como a primeira revolução especificamente proletária da História, que inspirou outros movimentos revolucionários e foi associada positivamente ao conceito de ditadura do proletariado, como sua primeira manifestação histórica. Neste trabalho pretendemos apresentar uma leitura alternativa da Comuna tomando por base as próprias formulações de Marx, para quem esta foi apenas um passo inicial em direção à ditadura do proletariado, sem, porém, constituir-se enquanto tal por ter sido abortada pela violência contra-revolucionária, impedindo-a de levar a cabo a expropriação dos capitalistas pelos trabalhadores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.