A APOCOLOCYNTOSIS DE SÊNECA: UMA ALUSÃO À TROCA DE FAVORES EM ROMA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v10i2.9172Resumo
Este artigo apresentará a reflexão política de Sêneca a partir da Diui Claudii Apocolocyntosis. Essa sátira, composta, normalmente, por historietas de tom popularesco, com fundo cômico, critica as instituições ou pessoas. Em uma atitude combativa, Sêneca revela a Nero uma intensa corruptibilidade dos homens de seu tempo, devido ao despotismo de imperadores como Calígula e Cláudio, que encaminham os súditos para a corrupção. Estar na República é, para a maioria, uma forma de extrair vantagens para si e para aqueles que lhes são próximos.
Palavras-chave: Sêneca, política, Roma, sátira, centralização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.