ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, FONTES E HISTORIOGRAFIA DA HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1990-2008)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v14i1.8169Resumo
Trata-se da apresentação de refl exões realizadas a partir da análise daprodução histórico-educacional vinculada à temática da História das Disciplinas Escolares.Depreende-se da análise a existência de fundamentos teórico-metodológicosda História das Disciplinas Escolares que comportam a recusa de tratar a temática dadisciplina escolar de modo prescritivo e a-histórico, o esforço em abordar a temáticade modo compreensivo e, por fi m, a busca da compreensão dos usos sociais dasdisciplinas nos diferentes níveis de ensino. Do ponto de vista das fontes, a históriadas disciplinas escolares existe fertilidade na utilização de evidências, tais como asmais comumente apresentadas nas investigações neste campo, a saber: bibliografi avariada, documentos impressos e manuscritos, depoimentos orais e iconografia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.