ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, FONTES E HISTORIOGRAFIA DA HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1990-2008)

Autores

  • Décio Gatti Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v14i1.8169

Resumo

Trata-se da apresentação de refl exões realizadas a partir da análise daprodução histórico-educacional vinculada à temática da História das Disciplinas Escolares.Depreende-se da análise a existência de fundamentos teórico-metodológicosda História das Disciplinas Escolares que comportam a recusa de tratar a temática dadisciplina escolar de modo prescritivo e a-histórico, o esforço em abordar a temáticade modo compreensivo e, por fi m, a busca da compreensão dos usos sociais dasdisciplinas nos diferentes níveis de ensino. Do ponto de vista das fontes, a históriadas disciplinas escolares existe fertilidade na utilização de evidências, tais como asmais comumente apresentadas nas investigações neste campo, a saber: bibliografi avariada, documentos impressos e manuscritos, depoimentos orais e iconografia.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior


Downloads

Publicado

2009-11-18

Como Citar

GATTI JÚNIOR, D. ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, FONTES E HISTORIOGRAFIA DA HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1990-2008). História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 91–113, 2009. DOI: 10.5216/hr.v14i1.8169. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/8169. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê