Egle Becchi

contribuições para a escrita da História da Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v29i3.78395

Palavras-chave:

Historiografia, Infância, Itália

Resumo

Egle Becchi (1930-2022), professora emérita da Universidade de Pavia, Itália, foi uma das mais renomadas historiadoras da infância na Europa. Embora seu nome não seja desconhecido no Brasil, o efetivo diálogo com sua obra e suas contribuições para a escrita da história da infância ainda é bastante tímido entre nós. O objetivo do ensaio é apresentar e discutir algumas dessas contribuições relativas ao ofício do historiador da infância, às características epistemológicas desse canteiro da história e à teorização das fontes como método de trabalho. A metodologia adotada consistiu no levantamento, questionamento e reflexão da historiografia produzida por Egle Becchi nas três últimas décadas, tanto nas suas obras individuais quanto coautorais ou coletivas, sem esquecer dos artigos e trabalhos apresentados nos seminários do Grupo de Pavia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, juarezdosanjos@yahoo.com.br

Doutor em Educação na área de História e Historiografia da Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Universidade de Brasília. Líder do GRUPHE-UnB/CNPq (Grupo de História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília).

Referências

BECCHI, Egle (org.) Figure di Famiglia. Palermo: Fondazione Nazionale Vito-Fazio-Allmayer, 2008.

BECCHI, Egle. (org.). Il Bambino sociale. Milano: Feltrineli, 1979.

BECCHI, Egle et al. Per una storiografia dell’infanzia come figura educativa. In: Storia dell’Educazione. Milano: La Nuova Italia, 2002, p. 181-204.

BECCHI, Egle. (org.) Atti del Seminario “Storia della Pedagogia: problemi di metodo” (Pavia-Reggio Emilia, Maggio-Novembre, 1988). Modena: Instituto Antonio Banfi, 1988.

BECCHI, Egle Bambini Platonici. In: SEMERARO, Angelo (org.). L’Educazione dell’uomo completo. Scritti in onore di Mario Alighiero Manacorda. Firenze: La Nuova Italia, 2001, p. 3-12.

BECCHI, Egle Entre biografias e autobiografias pedagógicas. Os diários de infância. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 8, p. 125-157, jul/dez 2004.

BECCHI, Egle. Humanisme et Renaissance. In: BECCHI, Egle; JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome I. Paris: Seuil, 1998c, p. 171-214.

BECCHI, Egle. I Bambini nella’Storia. Roma-Bari: Laterza, 2010a [1994].

BECCHI, Egle. Il bambino di ieri: breve storia di una storiografia. Studi sulla formazione. Firenze, n. 1, p. 7-21, 2010b,

BECCHI, Egle. Infantologie del Novecento. In: Il secolo della Scuola. La educazione nel Novecento. Firenze: La Nuova Italia, 1995, p. 21-40.

BECCHI, Egle. L’Antiquité. In: BECCHI, Egle; JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome I. Paris: Seuil, 1998a, p. 43-74.

BECCHI, Egle. Le Moyen Age. In: BECCHI, Egle. JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome I. Paris: Seuil, 1998b, p. 109-142.

BECCHI, Egle. Le XIXe Siècle. In: BECCHI, Egle; JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome II. Paris: Seuil, 1998d, p. 157-238.

BECCHI, Egle. Le XXe Siècle. In: BECCHI, Egle; JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Tome II. Paris: Seuil, 1998e, p. 377-456.

BECCHI, Egle. Maschietti e Bambine: tre storie con figure. Pisa: Edizioni ETS, 2011.

BECCHI, Egle. Retóricas de infância. Perspectiva. Florianópolis, n. 22, p. 63-95, ago/dez 1994.

BECCHI, Egle Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino. Pró-posições. Campinas, v. 14, n. 3, p. 41-52, set/dez 2003.

BECCHI, Egle JULIA, Dominique (orgs.). Histoire de l’enfance en Occident. Paris: Seuil, 1998. 2 Tomes.

BECCHI, Egle SEMERARO, Angelo (orgs.) Archivi d’infanzia. Per una storiografia della prima età. Firenze: La Nuova Italia, 2001.

BECCHI, Egle SEMERARO, Angelo Prefazione. In: BECCHI, Egle SEMERARO, Angelo (orgs.) Archivi d’infanzia. Per una storiografia della prima età. Firenze: La Nuova Italia, 2001, p. IX-XVI.

BLOCH, Marc. A Apologia da História ou O Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales. São Paulo: Unesp, 1997.

CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2002.

CUNNINGHAN, Hugh. Storia dell’Infanzia. Bologna: Mulino, 1997

FREITAS, Marcus Cezar. Prefácio – Educar na infância: a perspectiva do compromisso. In: SOUZA, Gizele de (org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010, p. 7-14.

GÈLIS, Jacques. A individualização da criança. In: CHARTIER, Roger (org.). História da vida privada 3: da Renascença ao século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da História. Bauru: Edusc, 2005.

PIZZETI, Silvia. Os fundamentos epistemológicos e metodológicos do conhecimento histórico: algumas reflexões entre passado e futuro. História Social. Campinas, v. 5, n. 10, p. 13-24, 2003.

POLLOCK, Linda A. Los niños olvidados. Relaciones entre padres e hijos de 1500 a 1900. México, DF: Fondo de Cultura Económica, 2004.

Downloads

Publicado

2025-10-06

Como Citar

TUCHINSKI DOS ANJOS, Juarez José. Egle Becchi: contribuições para a escrita da História da Infância. História Revista, Goiânia, v. 29, n. 3, p. 182–200, 2025. DOI: 10.5216/hr.v29i3.78395. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/78395. Acesso em: 5 dez. 2025.