Cenarizações na aprendizagem da História do Norte da Lusitânia Romana

Autores

Palavras-chave:

Didática da História, Kit Pedagógico Digital, Reconstituições 3D

Resumo

As diferentes tecnologias digitais podem potenciar o desenvolvimento de uma consciência crítica, uma vez que através delas se pode fazer a ponte entre o passado e o presente. Quantas vezes os professores de História procuram que os seus alunos formulem raciocínios de causalidade complexa e consigam perceber os acontecimentos a nível não só conjuntural, mas também estrutural? A possibilidade de desenvolver este raciocínio a um nível mais prático, que a tecnologia digital pode possibilitar poderá contribuir para que com mais facilidade e maior correção os alunos apreendam conteúdos de História. Este trabalho pretende desenvolver estas ideias e apresentar um exemplo prático de um projeto em curso que pretende preparar recursos pedagógicos para apresentação de percursos histórico-arqueológicos de duas cidades do Norte da Lusitânia Romana através de reconstituições 3D, com o objetivo de promover a conversão do conhecimento arqueológico e historiográfico em conteúdos pedagógicos que permitam uma verdadeira integração da história destes espaços nas aprendizagens escolares.

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Biografia do Autor

Sara Dias-Trindade, CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Doutora em História e em Ciências da Educação e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra e é docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

DIAS-TRINDADE, S. Cenarizações na aprendizagem da História do Norte da Lusitânia Romana. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 113–131, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/78185. Acesso em: 22 dez. 2024.