Tessituras que produzem conhecimentos para a área de Ensino de História

Memórias, sensibilidades e decolonialidade

Autores

  • João Batista Gonçalves Bueno Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, Paraíba.

Palavras-chave:

Ensino de História, interdisciplinaridade, decolonialidade.

Resumo

Este artigo integra as reflexões relativas às pesquisas sobre ensino de História, partindo do estudo temas que tiveram como objetivo a positivação das experiências históricas, das sensibilidades e das tradições dos diversos grupos sociais de várias cidades do interior do estado da Paraíba. Dentre os grupos sociais estudados destacamos a comunidade de negros quilombolas de Gurinhém; os povos originários brasileiros de Baia da Traição; as mulheres sindicalistas e os trabalhadores rurais de Alagoa Grande e Cubati e a comunidade do Movimentos dos Sem-terra (MST), do assentamento Zumbi dos Palmares de Mari. O estudo destas comunidades resultou na construção de saberes históricos-educacionais interculturais, os quais oportunizaram a criação de compreensões diferenciadas sobre elas. Essas pesquisas estabeleceram diálogos com os conceitos de memória, de patrimônio histórico e da decolonização do saber, do poder e do ser. Utilizamos como referenciais teóricos os seguintes autores: Walter Benjamin, E. T Thompson, A. Quijano e E. Dussel.

 

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Biografia do Autor

João Batista Gonçalves Bueno, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, Paraíba.

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual da Paraíba, lotado no Departamento de História, Campus III - Guarabira - PB.

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

GONÇALVES BUENO, J. B. Tessituras que produzem conhecimentos para a área de Ensino de História: Memórias, sensibilidades e decolonialidade . História Revista, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 105–123, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/74349. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Estética, Educação E Interculturalidade