Canteiro de obras

Operários, engenheiros e tensões na construção civil (décadas 1880 e 1890)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.73924

Palavras-chave:

Construção civil, Engenheiros e operários, Reforma urbana

Resumo

A partir de 1870 o Estado intensificou o incentivo aos empreendimentos em serviços de transporte e de construção habitacional, promovendo a ressignificação do espaço urbano pela expansão das linhas de bondes e intervindo nas moradias populares através de incentivos fiscais para edificação de casas higiênicas. A atuação destas empresas na reconfiguração urbana permite vislumbrar uma esfera ainda pouco explorada na história do mundo do trabalho: a da construção civil. Este artigo propõe refletir sobre os conflitos surgidos no cotidiano do trabalho de operários e engenheiros em empresas concessionárias nas décadas de 1880 e 1890. O cenário em que tais trabalhadores se movimentam é o Rio de Janeiro, Corte imperial e depois capital federal no primeiro quinquênio republicano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / SEEDUC-RJ

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), doutorado em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Principais áreas de interesse: História Política no século XIX; Partidos políticos imperiais; pensamento conservador; política na Primeira República; História de Empresas e de Empresários.

Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Antropólogo especializado em temas educacionais. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutor em Ciências Humanas (Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFRJ), Professor Associado de Antropologia no Departamento de Fundamentos da Educação e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, da Faculdade de Educação da UFRJ-RJ/Brasil. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Referências

ANDREATTA, Verena. Cidades quadradas, paraísos circulares: os planos urbanísticos do Rio de Janeiro no século XIX. Mauad Editora Ltda, 2006.

ARAÚJO, Raquel Aquino. Identidades e territórios culturais: subsídios para a área de proteção do ambiente cultural de São Cristóvão. Tese de Doutorado. 2018.

BOTELHO JÚNIOR; Cid de Oliveira. Instabilidade Financeira na Primeira Década Republicana. Dissertação de Mestrado, UNICAMP, Curso de Mestrado em Economia, Campinas, fevereiro, 2002. Disponível em: 15 de junho de 2020:

CAPPELLI, Vittorio. Pequenas pátrias, a Pátria, outras pátrias: as complexas identidades dos italianos no Brasil e na América Latina. Naveg@ mérica, nº 13 (2014), 2014.

CARVALHO, Lia de Aquino. Contribuição ao estudo das habitações populares: Rio de Janeiro: 1866-1906. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1995.

Dissertação, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Arquitetura e urbanismo / Programade Pós-graduação em Arquitetura, 2005.

GRIECO, Bettina Zellner. A arquitetura residencial de Antônio Jannuzzi. Ideias e realizações. Dissertação, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Arquitetura e urbanismo / Programa de Pós-graduação em Arquitetura, 2005.

MARINHO, Pedro Eduardo Mesquita de Monteiro. Ampliando o Estado Imperial: os engenheiros e a organização da cultura no Brasil oitocentista (1874-1888). Niterói: UFF, 2008.

SANTOS, Noronha. Meios de transporte no Rio de Janeiro: história e legislação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1996.

VON DER WEID, Elisabeth. O bonde como elemento de expansão urbana no Rio de Janeiro. Setor de História da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2004.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

DO NASCIMENTO AGUIAR, A. .; PEREIRA DA ROCHA ROSISTOLATO, R. Canteiro de obras: Operários, engenheiros e tensões na construção civil (décadas 1880 e 1890). História Revista, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 25–43, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i1.73924. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/73924. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História, trabalho e cidadania