A Educação e o “empoderamento” feminino na Sociedade Romana

As mulheres da Gens Sempronia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i3.72050

Palavras-chave:

Semprônia Graco, Interseccionalidade, Estudos Clássicos

Resumo

Ao pensar a respeito das aproximações entre a História e os sentimentos humanos por meio da perspectiva dos estudos de gênero, propomos uma análise interseccional da educação das mulheres romanas em seu contexto social, a partir do caso de Semprônia Graco.  Mulher educada, que compunha versos e despertava paixões, Semprônia foi retratada por Salústio em Bellum Catilinae, como corrupta, acusada de crimes de uma audácia varonil. Desta forma, ao considerar os fatores de discriminação no processo de construção da imagem feminina, a interseccionalidade nos possibilita um outro olhar sobre as mulheres e seus saberes.

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Biografia do Autor

Renata Cerqueira Barbosa, Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Londrina, Paraná, Brasil, renata7barbosa@hotmail.com

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Assis. Atua no ensino Fundamental e Médio e é professora colaboradora Adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

CERQUEIRA BARBOSA, R. A Educação e o “empoderamento” feminino na Sociedade Romana: As mulheres da Gens Sempronia . História Revista, Goiânia, v. 27, n. 3, p. 18–39, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i3.72050. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/72050. Acesso em: 8 out. 2024.