A fofoca e o fuxico como conhecimento e união entre as mulheres em uma perspectiva fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i3.70741

Palavras-chave:

fofoca; emancipação; patriarcado

Resumo

Se, por um lado, temos nossa subjetividade constituída a partir de mitos e fábulas, que são entes de uma verdade histórica, por outro lado temos a possibilidade de emancipação através da reescrita dessas histórias. Sob essa perspectiva, pretendo discutir a questão da fofoca entre as mulheres e assim, repensá-la não mais como um simples capricho ou futilidade, mas como um processo de resistência diante de uma sociedade patriarcal e sexista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Colantoni, Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil, anacolantoni@ufg.br

É professora de Filosofia na Universidade Federal de Goiás (Câmpus Goiás). Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na Université de Paris. Fez pós-doutorado em Filosofia na Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Tradução de Women who run wih the wolves. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

FEDERICI, Silvia. Mulheres e caça às bruxas. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2019a.

FEDERICI, Silvia. A História oculta da fofoca: mulheres, caça às bruxas e resistência ao patriarcado. Tradução de Tradução: Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2019b.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Organizado por Arthur Ituassu. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Maria da Conceição Costa. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

NOGUERA, Renato. Mulheres e deusas: como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual

SARTRE. J-P. O ser e o nada. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SARTRE. J-P. Esquisse d’une théorie des émotions. Paris : Hermann, 1995.

SARTRE. J-P. Critique de la Raison dialectique – précédé de Question de méthode – tome 1 : Théorie des ensembles pratiques. Paris : Gallimard, 1985.

SARTRE, J-P. L’être et néant – Essai d’ontologie phénoménologique. Paris: Gallimard,

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

COLANTONI, A. G. A fofoca e o fuxico como conhecimento e união entre as mulheres em uma perspectiva fenomenológica . História Revista, Goiânia, v. 27, n. 3, p. 121–131, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i3.70741. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/70741. Acesso em: 27 abr. 2024.