Uma Congregação Franciscana na Umbanda do Rio Grande do Sul

O Abrigo Espírita Francisco de Assis: história e memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.69232

Resumo

Este texto tem como preocupação principal mostrar uma realidade religiosa original surgida em Porto Alegre, RS, na década de 1930. Trata-se da considerada primeira casa de Umbanda da cidade e segunda do estado: o Abrigo Espírita Francisco de Assis. Esta realidade aponta para a plasticidade da Umbanda, não suscetível a generalizações analíticas e a esquemas macro explicativos. O Abrigo Francisco de Assis sedia a Congregação dos Franciscanos Espíritas de Umbanda. Tanto a construção identitária da Congregação, quanto a imagem pública do seu fundador, Laudelino Manoel de Souza Gomes, seguiram parâmetros tendentes a contradizer as expectativas sociais com referência ao negro, tendo o Catolicismo como horizonte religioso. A partir da proposta de seu fundador, a Congregação, ao lado de prescrever um ideal ascético com interfaces na Ordem Terceira Franciscana, chegou a soluções doutrinárias e rituais próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Cesar Isaia, Universidade Federal de Santa Catarina, arturci@uol.com.br

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo; mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul..Desenvolveu estágio de pós-doutoramento na École de Hautes Études en Sciences Sociales em Paris e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular em História da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

ISAIA, A. C. Uma Congregação Franciscana na Umbanda do Rio Grande do Sul: O Abrigo Espírita Francisco de Assis: história e memória. História Revista, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 279–296, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i1.69232. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/69232. Acesso em: 28 abr. 2024.