ORDEM PÚBLICA, CATEQUESE E CIVILIZAÇÃO NA PROVÍNCIA DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v12i1.6846Resumo
Os presidentes da província de Goiás, seguindo as normativas estabelecidas no Regulamento das Missões, de 1845, empreenderam várias ações para promover a catequese e a civilização dos indígenas, a fim de inseri-los na "vida social". Contudo, caso os autóctones resistissem em obedecer às orientações estatais e criassem obstáculos ao desenvolvimento das atividades agropecuárias na região, a recomendação era a utilização da força, para que a ordem e a segurança pública, assim como a prosperidade do país, fossem garantidas.
PALAVRAS-CHAVE: Indígenas, segurança pública, catequese, civilização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.