BENJAMIN: OLHARES SOBRE O CENÁRIO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v12i1.6845Resumo
Como narrador do espaço urbano, Benjamin vive em tensão constante com o espaço narrado; às vezes, chega a não compreender o que se passa ao seu lado, pois as transformações são tão vertiginosas, velozes e brutais, que mal há tempo para acompanhá-las. Neste texto, apresentamos Benjamin como flâneur, que seria a tradução do espírito de mobilidade surgido na modernidade. Para isso, a discussão sobre a noção de espaço - em particular, sobre o da cidade de Paris - é importante. O flâneur surge assim como indivíduo desenraizado que se locomove através do espaço urbano remodelado.
PALAVRAS-CHAVE: Cenários urbanos, olhar, narrador, Benjamin, flâneur.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.