Realidade e imaginário nas imagens de Chernobyl
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v26i2.67743Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a fotografia contemporânea voltada para os vestígios do acontecimento histórico, e procura compreender como a memória do trauma se inscreve nas imagens. Para isso, tomarei como corpus empírico algumas imagens do projeto La Zone, do fotógrafo francês Guillaume Herbaut. São imagens feitas na zona radioativa de Chernobyl, 24 anos após o acidente nuclear de 1986, na Ucrânia. A partir de um recorte seleciono algumas imagens do projeto, em que o fotógrafo joga com as ambiguidades e lacunas das imagens. Trata-se de imagens que apontam para a simultaneidade entre passado e presente e abrem espaço para o imaginário e a ficcionalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.