A CONFEDERAÇÃO DE SALINAS GRANDES E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA INDÍGENA NA ARGENTINA (1852-1872)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v13i2.6641Resumo
Até as primeiras décadas do século XIX, as terras do sul da Argentina eram praticamente desconhecidas pelos criollos, apesar de cobiçadas por sua fertilidade e planícies, consideradas ideais para a pecuária, onde viviam indígenas acostumados a conviver e a resistir desde a chegada dos espanhóis. Organizados em confederações, participaram da política, das guerras e das trocas comerciais; lutaram por seus projetos, resistiram e chegaram a vencer muitos embates, na defesa de suas autonomias e territórios. Este artigo reflete sobre a Confederação de Salinas Grandes e seu cacique, Juan Calfucurá, relevantes forças políticas nativas na Argentina durante meio século.
PALAVRAS-CHAVE: Argentina, Confederação de Salinas Grandes, Juan Calfucurá, civilização, barbárie
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.