O PATRIMÔNIO MATERIAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM NOVO HAMBURGO (RS): A FOTOGRAFIA E A CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v12i2.5468Resumo
Este artigo procura analisar a construção da identidade da cidade de Novo Hamburgo (RS), através da definição de seu patrimônio. Diversas identidades definem, em sua construção, um grupo de signos que passam a ser seus repre¬sentantes e que caracterizam e lhes dão significado. As identidades que envolvem a definição de um determinado espaço geográfico - ou seja, as identidades nacionais, regionais e de cidades - são privilegiadas na definição de certas construções ou objetos como patrimônio, exercendo, sobre eles, uma legislação e políticas de conservação para preservar esses signos identitários. A análise do patrimônio nos permite caracterizar a própria identidade que se representa através dele.
PALAVRAS-CHAVE: patrimônio, identidade, cidade, fotografia, Novo Hamburgo (RS).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.