O MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E AS MOEDAS DE CONSTANTINO I
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v12i2.5467Resumo
Este artigo apresenta a numismática como um documento alternativo e analisa as questões políticas relativas ao mundo romano durante o governo de Constantino I, o Grande. Enfatiza-se, nessa discussão, a importância do uso de uma variedade de fontes iconográficas, arqueológicas. Usando como fonte iconográfica a coleção numismática do acervo do Museu Histórico Nacional (RJ), analisa-se a imagem como fonte de propaganda, capaz de legitimar o poder imperial.
PALAVRAS-CHAVE: moeda, império, iconografia, poder, política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.