RELAÇÕES POLÍTICAS E RE-SIGNIFICAÇÕES DE UMA DEVOÇÃO POPULAR: LADÁRIOS GOIANOS EM TRILHAS PIRENOPOLINAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v13i1.5417Resumo
Nas modernas sociedades ibero-americanas as procissões, organizadas com a finalidade catequética pelos missionários nos primeiros tempos da colonização, são re-significadas, já que nelas subsiste um complexo sistema de representações envolvendo grupos sociais que dialogam e embatem-se antes, durante e depois da caminhada. Notam-se, paralelamente, nesses préstitos, práticas devocionais tradutoras de uma religiosidade híbrida, na qual se promove um comércio simbólico favorecedor de múltiplas intervenções e interações espaciais e ritualísticas. A cada nova procissão volta-se à origem do homem e de um povo. Assim, compreender o mosaico de relações interpessoais e de grupos diversos, tradições seculares, religiosidade e símbolos presentes no cenário das procissões permite-nos interpretar a identidade cultural brasileira, em geral, a goiana, em particular, e a pirenopolina, de modo específico.
PALAVRAS-CHAVE: Festa popular, procissão, identidade, Pirenópolis, catolicismo popular.
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