NARRATIVA, HISTÓRIA DE VIDA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA

Autores

  • Sandro Luis Fernandes Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - SME Laboratório de Educação Histórica - LAPEDUH/UFPR
  • Maria Auxiliadora Schmidt UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v23i2.52657

Resumo

O trabalho tem como foco a análise desenvolvida nas produções de narrativas de uma turma de oitavo ano de Escola da Cidade Industrial de Curitiba (CIC): região ocupada por migrantes a partir dos anos 1970. Um estudo exploratório considerado a primeira fase da pesquisa ação, detectou a ausência de relações entre a história da localidade e as memórias individuais e coletivas dos alunos. A partir dos resultados obtidos foi dada continuidade à pesquisa ação, adotando-se estratégias como narrativas autobiográficas, produção de árvore genealógica, entrevistas e pesquisa documental/internet. Elementos obtidos no resultado final indicam a importância de narrativas autobiográficas como referência para o trabalho da aula histórica, cujo objetivo é a formação da consciência histórica, isto é, o autoconhecimento dos alunos, bem como sua relação com a  memória e a construção de identidades, para dentro, isto é, a relação consigo mesmo e, para fora, a relação com o outro, na perspectiva da orientação temporal do presente, passado e futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luis Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - SME Laboratório de Educação Histórica - LAPEDUH/UFPR

Licenciado em História (UFPR), Especialista em Imagens, Linguagens e Ensino (UFPR) e Mestre em Educação (UFPR).

Professor de História na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, professor de Sociologia do Curso Dom Bosco em Curitiba.

Pesquisador: Ensino e aprendizagem (Educação Histórica), Cinema e Ensino de História, trajetória dos negros em Guarapuava e biografia de Enedina Alves Marques.

Maria Auxiliadora Schmidt, UFPR

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica. Pesquisadora Cnpq.

Downloads

Publicado

2019-03-09

Como Citar

FERNANDES, S. L.; SCHMIDT, M. A. NARRATIVA, HISTÓRIA DE VIDA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 36–52, 2019. DOI: 10.5216/hr.v23i2.52657. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/52657. Acesso em: 18 ago. 2022.