O conceito de Reforma Protestante na historiografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v24i1.52235Resumo
Este artigo é parte do resultado da nossa pesquisa de doutorado, especificamente a introdução, quando trabalhamos sobre o conceito de Reforma Protestante, bem como a pertinência e atualidade de sua pesquisa, envolvendo um debate com documentos e historiografia. Discutimos conceitos como reforma, protestantismo, cisma, luteranos, calvinistas, contrarreforma e reformados. Há, introdutoriamente, uma discussão sobre os anabatistas e os anglicanos. Apresentamos também algumas problematizações sobre os agentes e suas ações, bem como a história do conceito e sua recepção no Brasil. Concluímos questionando se a Reforma Protestante consiste em uma continuidade ou uma ruptura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.