“Cincoenta milhões de almas, todas pedindo a salvação, a agua da vida”

William B. Bagby e o discurso de convencimento das lideranças batistas para a expansão missionária em direção ao Brasil Central na reunião da Convenção Batista Brasileira em 1926.

Autores

  • Paulo Julião da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v24i3.46496

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o discurso proferido pelo missionário batista norte-americano William B. Bagby, que objetivava convencer as lideranças batistas sobre a proposta de expansão missionária da denominação para o Brasil Central. Para a análise do objeto proposto foram usadas concepções da análise do discurso francesa, bem como as análises dos projetos expansionistas cristãos ao redor do mundo. A pesquisa realizada para a construção do presente texto se deu em arquivos e bibliotecas norte-americanas e brasileiras, durante a realização do doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Nesse processo, as documentações e bibliografias encontradas apontaram para uma intenção da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira em expandir suas fronteiras de evangelização para o interior do país. Nesse sentido, acredita-se que o presente texto contribuirá com as análises sobre as propostas de expansões missionárias cristãs na primeira metade do século XX, sobretudo em se tratando dos debates permeados na linha da História Cultural das Religiões. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Julião da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO-2004), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-2006), Mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-2010) e Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2016). Como parte do doutorado realizou o Estágio de Pesquisa no Exterior (sandwich), como Pesquisador Visitante Júnior na The University of Texas at Austin, entre março e junho de 2013, tendo sido financiado pela FAPESP. É professor de História e Geografia na ESCOLA MONSENHOR ARRUDA CÂMARA (SEDUC-PE); de História da Educação no Brasil, Fundamentos da Educação e Filosofia da Educação I no Centro de Educação da UFPE; e do programa de pós-graduação da Faculdade Europeia de Administração e Marketing (Metodologia do Trabalho Científico, Mundo Contemporâneo e Ética profissional, Sistema Educacional Brasileiro e Gestão das Políticas Públicas em Educação).

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

DA SILVA, P. J. “Cincoenta milhões de almas, todas pedindo a salvação, a agua da vida”: William B. Bagby e o discurso de convencimento das lideranças batistas para a expansão missionária em direção ao Brasil Central na reunião da Convenção Batista Brasileira em 1926. História Revista, Goiânia, v. 24, n. 3, p. 108–124, 2020. DOI: 10.5216/hr.v24i3.46496. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/46496. Acesso em: 2 jul. 2022.