“Eles São Todos da Maçonaria!” A Maçonaria como poder político e social em Portugal.

Autores

  • Francisco Santos Silva Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v22i1.45724

Palavras-chave:

Maçonaria, Política, Portugal

Resumo

A maçonaria em Portugal tem uma história longa, aparecendo pouco depois da sua fundação no formato moderno em Inglaterra no séc. XVIII. Esta história, pelo menos a partir do final do séc. XIX é também uma história profundamente entrecruzada com a política de Portugal. A maçonaria foi determinante na implantação da República, na resistência ao regime fascista e nos governos após a restauração da democracia em 1974. No entanto, o papel atual da maçonaria na política Portuguesa é muito pouco claro, não porque não esteja presente, mas porque a cobertura mediática dos assuntos relacionados com a maçonaria mistura acontecimentos reais, com teorias da conspiração, ideias fantasiosas e uma geral falta de conhecimento sobre a prática e ideias maçónicas. Este artigo procura dar uma breve visão do impacto político da maçonaria na história de Portugal e também examinar como esta influência política é representada hoje em Portugal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

SILVA, F. S. “Eles São Todos da Maçonaria!” A Maçonaria como poder político e social em Portugal. História Revista, Goiânia, v. 22, n. 1, p. 56–70, 2017. DOI: 10.5216/hr.v22i1.45724. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/45724. Acesso em: 5 jul. 2022.