A AULA EM LOMBA GRANDE/RS (1860-1881) NA PERSPECTIVA DA TRAJETÓRIA DO PROFESSOR MEYER
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v21i2.38408Palavras-chave:
Trajetória docente, História da Educação, Imigração Alemã.Resumo
Objetivo foi reconstruir a partir de memórias arquivadas em documentos aspectos da trajetória do professor Henrique Meyer, soldado Brummer, que a partir de sua dispensa do exército brasileiro se estabeleceu, em 1860, em Lomba Grande - atualmente, um bairro do município de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa pretendeu conhecer e compreender como os primórdios do ensino público se constituíram nessa localidade, valendo-se de documentos escolares deste professor. Trata-se de mapas de frequência escolar, apostilas de docência, petições e ofícios localizados em dois fundos arquivísticos – Arquivo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. A perspectiva teórica orienta-se pela História Cultural que considera as representações construídas em relação ao contexto de análise. A análise documental possibilitou identificar que as práticas nesse lugar agregaram usos e costumes à Cultura Escolar, além de evidenciar, a influência imigrante no processo de escolarização.
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