Faustino Ribeiro Junior: alimentaçâo, saúde, doença e práticas curativas em salvador no limiar do século xx

Autores

  • Rafael Rosa da Rocha Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v20i3.36755

Palavras-chave:

Faustino Ribeiro Junior, Alimentação, Práticas Curativas

Resumo

Este artigo analisa o cenário de saúde e doença em Salvador nos idos do começo do século XX, a partir de um curandeiro paulista chamado Faustino Ribeiro Junior. Colocamos em perspectiva a questão alimentar. A princípio argumentamos que a dieta monoalimentar da população da cidade de Salvador impacta diretamente na contração de doenças que compunham, de alguma maneira, o dia a dia das pessoas como o beri-beri, doenças estomacais e outras. Igualmente, discutimos os embates entre Professor Faustino, como ficou conhecido o curandeiro, e a Inspeção de Higiene chefiada pelo renomado médico baiano Antonio Pacífico Pereira. O embate se deu no contexto das reformas urbanas cariocas tendo reflexo direto na mentalidade das elites baianas. Nesse sentido, a tensão foi informada pelas concepções de civilização e progresso, reelaboradas na República, para combater os elementos de atraso da sociedade da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rosa da Rocha, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia (2012), mestrado em história social pela Universidade Federal da Bahia (2015). Tem interesses em temas ligados a agentes de cura e práticas curativas.

Downloads

Publicado

2016-01-14

Como Citar

DA ROCHA, R. R. Faustino Ribeiro Junior: alimentaçâo, saúde, doença e práticas curativas em salvador no limiar do século xx. História Revista, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 42–56, 2016. DOI: 10.5216/hr.v20i3.36755. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/36755. Acesso em: 14 ago. 2022.