Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen - doi: 10.5216/hr.v17i1.21682

Autores

  • Eder Cristiano Souza UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21682

Palavras-chave:

Filmes-históricos, Cultura histórica, Narrativa histórica.

Resumo

Discussão acerca do cinema como produtor de narrativas históricas não científicas. Tal apreensão inicia-se a partir do diálogo com o conceito de cultura histórica definido por Jörn Rüsen, observando as implicações estéticas e retóricas da narrativa fílmica como orientadora da vida prática. Propõe-se uma aproximação destas reflexões com os conceitos da didática da história de Rüsen e com os pressupostos teórico-metodológicos da Educação Histórica. O que se visa é apontar os caminhos investigativos em aberto no campo da reflexão sobre o cinema no ensino de história, especificamente com relação à consciência histórica de alunos e professores em relação aos filmes-históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Como Citar

SOUZA, E. C. Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen - doi: 10.5216/hr.v17i1.21682. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/hr.v17i1.21682. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/21682. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê