Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen - doi: 10.5216/hr.v17i1.21682
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21682Palavras-chave:
Filmes-históricos, Cultura histórica, Narrativa histórica.Resumo
Discussão acerca do cinema como produtor de narrativas históricas não científicas. Tal apreensão inicia-se a partir do diálogo com o conceito de cultura histórica definido por Jörn Rüsen, observando as implicações estéticas e retóricas da narrativa fílmica como orientadora da vida prática. Propõe-se uma aproximação destas reflexões com os conceitos da didática da história de Rüsen e com os pressupostos teórico-metodológicos da Educação Histórica. O que se visa é apontar os caminhos investigativos em aberto no campo da reflexão sobre o cinema no ensino de história, especificamente com relação à consciência histórica de alunos e professores em relação aos filmes-históricos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.